Sabor Natural
Produtos
Comentários |
Uso das Ervas e dos Vegetais
Levando em conta que um corpo saudável é sem dúvida um óptimo instrumento para a canalização das boas energias, sabe-se que muitas doenças provocadas por desequilíbrios energéticos podem ser curadas através da alimentação. Aqui fica uma lista de vegetais, ervas, frutos, bem como as suas propriedades. Todos eles auxiliam e evitam, não só doenças, como actuam no perfeito funcionamento do organismo. Nunca é demais lembrar que o facto de se manter uma alimentação normal evita a desarmonia orgânica que provoca as doenças. |
- ABACATEO abacate pode substituir a carne porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. O abacateiro serve especialmente aos diabéticos, tanto através da fruta como das folhas.
- ABÓBARARica em potássio, ferro, fósforo e magnésio, é eficaz como diurético e para combater a prisão do ventre que por vezes impede a perda de peso.
- AGRIÃOAs propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estômago. Os fumadores devem comer agrião uma vez por semana para desintoxicação do organismo. Deve ser consumido diariamente em saladas por quem desejar emagrecer.
- AIPOEsta verdura combate a depressão que por vezes aparece na sequência de uma dieta rigorosa. Por ser rico em cloreto de sódio é ideal para casos de insónia e perturbações nervosas. É ainda recomendado a quem sofre de artrite e reumatismo.
- ALFACEContém várias vitaminas e é uma fonte de ferro e minerais. O seu poder de limpeza dos intestinos é fantástico. Fortalece o sistema nervoso e a musculatura, além de ajudar a digestão. É um excelente calmante e combate ainda a insónia e a depressão.
- ESPARGOO espargo deve ser ingerido ao natural, já que, quando cozido, pode irritar os rins tornando contrário o seu efeito de os limpar. É indicado nas doenças do fígado, baço e estômago. Pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em 3/4 litro de água 40 gramas de raízes de espargo. Bebe-se pela manhã em jejum e ao longo do dia.
- AVEIAFonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. No entanto quando usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. Tem por isso a virtude de reduzir o teor de gorduras e açúcar no sangue.
- BRÓCOLOSRicos em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre.
- ESPINAFRERico em vitaminas A, B e H. Tem potássio, sódio cálcio, magnésio e ferro. Indicado para quem tem hemorragias, diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e doenças da vista. Deve ser usado em sopas ou saladas, ou ainda bebido em sumo. Deve consumir-se em doses elevadas durante uma dieta alimentar, pois defende de anemias ou fraquezas.
- SOJAFoi um dos primeiros alimentos cultivados pelo homem. É muito nutritiva, com um alto teor proteico, completando bem os cereais. A soja é rica num aminoácido essencial – a lisina, mas contém também fitatos que diminuem a absorção de certos minerais como o zinco.
O seu consumo por isso não pode ultrapassar 20% do aporte proteico global. É muito utilizada em pratos pré-cozinhados, biscoitos, molhos, bolos, etc. Há indicações de que possui propriedades anti cancerígenas, atribuindo-se-lhe também a capacidade de aliviar os sintomas incómodos associados à menopausa.
- LEITE DE SOJAÉ o líquido extraído da soja triturada. Tem uma composição próxima da do leite, mas não tem cálcio, pelo que o seu consumo exclusivo poderá originar carência deste mineral e vitamina B12. Tem pouco sabor, não contém colesterol nem lactose e pode ser empregado em molhos, iogurtes, gelados, bebidas e doces.
- GÉRMEN DE TRIGOTrata-se de um granulado que se obtém pelo processo de trituração do gérmen dos grãos de trigo. Rico em proteínas, minerais e vitaminas, tem a vantagem de aumentar o valor nutritivo dos alimentos em que incorpora. Entre outras aplicações, pode ser usado em sopas, flocos, farinhas, saladas, etc.
- ALGASSão plantas aquáticas muito utilizadas no Japão. Embora existam cerca de 25.000 espécies, só 50 são comestíveis. As algas são ricas em glúcidos – 40 a 60% do seu peso quando secas – pobres em gordura e pouco calóricas. São uma fonte importante de minerais e contêm muita vitamina A na forma de betacaroneto, algumas vitaminas do grupo B e C. Adquirem-se secas sendo necessário demolhar. São-lhes atribuídas propriedades medicinais, ajudando a prevenir e combater a hipertensão e infecções bacterianas.
- SEITANÉ um alimento de textura esponjosa cujo fabrico se baseia no glúten extraído da farinha de trigo integral. Originário da China, é produzido também pelos japoneses há centenas de anos. Usa-se normalmente como carne, porém não tem o mesmo valor nutritivo. Deve acompanhar legumes ou produtos lácteos para constituir uma boa combinação de proteínas.
- TOFUÉ uma espécie de “requeijão” obtido a partir dos grãos de soja. O tofu, em si, não tem grande sabor, mas absorve o sabor dos alimentos que acompanha e deve ser temperado com molho de soja ou gengibre. O conteúdo de ferro é duas a três vezes superior ao de uma porção de carne. Pode comer-se como aperitivo, prato principal, sobremesa ou incorporado em bebidas.
Ler mais...